Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Governo de Pernambuco

Imprensa

Notícias

23/02/2011

Secretário de Agricultura Familiar se reúne com representantes da Fetraf

 
O primeiro encontro entre o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, e representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco – Fetraf foi avaliado como positivo pelo presidente da entidade, João Santos. A reunião, realizada recentemente, serviu para apresentar o funcionamento da nova pasta que integra a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco e discutir as demandas prioritárias do movimento.

“Estamos na expectativa que esta nova Secretaria vá ampliar o acesso às políticas públicas para o setor, por estar sendo comandada por uma pessoa comprometida com as causas e movimentos sociais e com o projeto do Governo do Estado”, avaliou João Santos, coordenador geral da Fetraf.

De acordo com o secretário, o encontro realizou-se a pedido do próprio governador Eduardo Campos e do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, para apresentação da nova Secretaria e das ações previstas. “A Secretaria Executiva da Agricultura Familiar foi criada para atender de forma específica os agricultores familiares, uma reivindicação dos movimentos sociais, inclusive da Fetraf”, destacou Aldo Santos.

A inserção da Fetraf no Fórum Estadual de Agricultura Familiar e Reforma Agrária foi um dos assuntos tratados na reunião. “É fundamental que a Fetraf faça parte do Fórum que é um espaço de discussão das políticas públicas do Estado, destacou Aldo Santos. O secretário Executivo também falou do orçamento da pasta que ainda é aquém da necessidade - R$ 10 milhões -, mas a meta é ampliar o investimento do setor.

O coordenador geral da Fetraf, João Santos, aproveitou para tratar de algumas reivindicações da Federação como a ampliação do Programa Terra Pronta e da capacitação para as famílias agricultoras. Ao final do encontro, Aldo Santos, recebeu documento da Fetraf com a pauta de reivindicações. “Vamos avaliar cada item dos movimentos sociais - incluindo-se a pauta da Fetraf”, assegurou o secretário Executivo.

O secretário adiantou que irá solicitar a ampliação do Terra Pronta. Na próxima semana, a Fetraf entregará a relação dos assentamentos da reforma agrária e propriedades rurais para serem contemplados com o Programa. Ainda em relação à pauta, Aldo Santos enfatizou que é preciso eleger as prioridades para analisar o que é possível ser atendido inicialmente.

“Aldo Santos é um grande parceiro da Agricultura Familiar, atuante e com uma carga de experiências. A Fetraf acredita que a Secretaria servirá como mais um instrumento em prol do desenvolvimento sustentável e solidário às famílias agricultoras”, concluiu o coordenador de política agrária da Fetraf, Givanildo Ferreira.
voltar para Notícias
Governo de Pernambuco - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária
Av. Caxangá, 2.200 - Cordeiro - Recife - PE - CEP 50.711-000